INDÍCIOS DE AUTORIA EM MEDIAÇÕES COM TEXTOS POÉTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v33i1.14178

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Uberaba/MG, visando identificar indícios de autoria que resultaram do trabalho de leitura e interpretação de poesias. As produções analisadas compõem os resultados de uma pesquisa que focou a constituição de leitor com base na leitura significativa, contextualizada e colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção, realizada para pesquisa e escrita da dissertação de mestrado para obtenção do título de mestre, pela primeira autora deste artigo, no Profletras da UFTM, foi composta pela produção e aplicação de uma sequência didática, tal como proposta por Cosson (2014). Além das poesias, foram usados, para despertar a identificação dos alunos com a proposta de leitura, vídeos, músicas e imagens. A base teórica de análise está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) e Zilberman (2009). Com as análises, concluímos que o diálogo e trabalho com os recursos linguísticos, desenvolvidos pelo aluno com o texto poético, são constitutivos de um sujeito que, ao interpretar, deixa importantes indícios sobre a constituição da autoria.

Palavras-chave: Poesia. Mediação. Leitura. Escrita. Autoria.

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Biografia do Autor

Íris Procópio Dias Santana, UFTM, Prefeitura Municipal de Guaíra-SP

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Professora e Psicopedagoga da Prefeitura Municipal de Guaíra-SP. Orcid.org/0000-0002-4118-7057. E-mail: irisprocopio@hotmail.com.

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Linguística pela Unicamp, professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM. Orcid.org/0000-0002-3538-8821. E-mail: marinalva.barbosa@uftm.edu.br.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

PROCÓPIO DIAS SANTANA, Íris; VIEIRA BARBOSA, Marinalva. INDÍCIOS DE AUTORIA EM MEDIAÇÕES COM TEXTOS POÉTICOS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 33, n. 1, p. 68–83, 2020. DOI: 10.47250/intrell.v33i1.14178. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Leituras literárias compartilhadas