LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Autores

  • Solange dos Santos
  • Leilane Ramos da Silva

Resumo

A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DOS SANTOS, Solange; DA SILVA, Leilane Ramos. LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos