DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE FRANÇA, José Marcos. DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos