PERFORMANCES DO FEMININO: O SUJEITO POÉTICO MÚLTIPLO DE GILKA MACHADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v36i1.p69-82

Palavras-chave:

Gilka Machado, Sujeito poético múltiplo, Feminino

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a composição de um sujeito poético múltiplo em Gilka Machado, estabelecendo uma reflexão sobre o feminino enquanto resistência e contradiscurso. Como referencial teórico, recorremos aos estudos de Lauretis (1994), Butler (2003) e Massaud Moisés (1984) para examinar essa forma inovadora da poetisa/ mulher se autoinscrever no poema como um sinal da modernidade de sua obra. Como resultado, verificamos que as tensões entre as imagens femininas da tradição cultural e as formas de (auto)representação do sujeito poético feminino gilkiano surgem como confronto e encenação.

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Biografia do Autor

Suzane Morais da Veiga Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Letras Vernáculas, com ênfase em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Integrante do NIELM-UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura).

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

SILVEIRA, Suzane Morais da Veiga. PERFORMANCES DO FEMININO: O SUJEITO POÉTICO MÚLTIPLO DE GILKA MACHADO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 36, n. 1, p. 69–82, 2021. DOI: 10.47250/intrell.v36i1.p69-82. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/16769. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Literatura de autoria feminina entre revisões e enfrentamentos