“CONSCIÊNCIA NEGRA”: PRÁTICA DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA EM ESCOLA ESTADUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p141-160

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Formação crítica, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta e analisa manifestações de estudantes de Ensino Médio, de um município situado na região metropolitana de Porto Alegre/RS, em práticas de leitura de textos literários voltadas à formação crítica. Os dados se constituem de transcrições de falas de alunos do segundo ano, produzidas em práticas desenvolvidas em escola estadual. A discussão teórica elucida, a partir desses dados, o papel da literatura para a formação crítica, à luz de autores como Cândido (2004) e Cosson (2016) e das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). As produções discursivas na sociedade contemporânea, por sua vez, são lidas a partir da concepção de discurso bakhtiniana. Os resultados refletem conexões entre os alunos e as obras lidas e que, nas práticas, a literatura e as produções discursivas se constituem como possibilidades para o agir social.

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Biografia do Autor

Jéssica Daiane Levandovski Thewes, Universidade Feevale

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale; Mestre em Linguística Aplicada pela Unisinos (2021).

Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Letras (1999), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Linguística Aplicada. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

LEVANDOVSKI THEWES, Jéssica Daiane; DE AZEVEDO FRONZA, Cátia. “CONSCIÊNCIA NEGRA”: PRÁTICA DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA EM ESCOLA ESTADUAL. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 141–160, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p141-160. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17812. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

A literatura em espaços escolares e não escolares