“CONSCIÊNCIA NEGRA”: PRÁTICA DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA EM ESCOLA ESTADUAL
DOI:
https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p141-160Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Formação crítica, Ensino MédioResumo
Este artigo apresenta e analisa manifestações de estudantes de Ensino Médio, de um município situado na região metropolitana de Porto Alegre/RS, em práticas de leitura de textos literários voltadas à formação crítica. Os dados se constituem de transcrições de falas de alunos do segundo ano, produzidas em práticas desenvolvidas em escola estadual. A discussão teórica elucida, a partir desses dados, o papel da literatura para a formação crítica, à luz de autores como Cândido (2004) e Cosson (2016) e das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). As produções discursivas na sociedade contemporânea, por sua vez, são lidas a partir da concepção de discurso bakhtiniana. Os resultados refletem conexões entre os alunos e as obras lidas e que, nas práticas, a literatura e as produções discursivas se constituem como possibilidades para o agir social.
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