UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Rubelise da Cunha

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural.

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Como Citar

CUNHA, Rubelise da. UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791. Acesso em: 30 jun. 2024.