DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Marlene de Almeida Augusto de Souza

Resumo

Este estudo discute os encaminhamentos adotados pela supervisora-pesquisadora durante uma reunião pedagógica visando o desenvolvimento da reflexividade dos professores (em formação) de um curso de inglês para a comunidade. A análise é feita com base em pesquisas sobre letramento crítico que afirmam que a reflexividade consiste na identificação dos nossos próprios pressupostos e na análise das consequências em adotá-los. É uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, cujos instrumentos de levantamento de dados são gravações em áudio e notas de campo feitas durante uma reunião. A partir da análise constatou-se que as perguntas feitas pela supervisora-pesquisadora contribuíram para que os professores (em formação) refletissem criticamente sobre novos caminhos nas suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE SOUZA, Marlene de Almeida Augusto. DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1801. Acesso em: 22 dez. 2024.