O PERFIL DO LEITOR NOS LIVROS BRASILEIROS DE ENSINO DE LITERATURA DA DÉCADA DE 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p13-28

Palavras-chave:

Perfil do leitor, Formação de leitores, Leitura literária, Ensino de literatura, Análise de livros

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese intitulada O ensino de literatura em livros brasileiros (entredécadas 1960-2010) que identificou e analisou 28 livros que tematizavam o ensino de literatura e que foram publicados por autores brasileiros nesse período. As obras foram analisadas, cotejadas entre si e com os documentos educacionais, objetivando a definição de alguns aspectos relacionados ao ensino de literatura, dentre eles, do perfil do leitor predominante em cada década. Os resultados evidenciaram que as obras se antecedem à legislação brasileira sobre o tema, pois, em síntese, parte-se de um perfil de leitor humanizado (moralizado), nas décadas de 1960/1970, para um leitor emancipado na década. de 1980. O presente artigo apresenta o perfil do leitor que se configurou nos livros na década de 2010 a 2020. Neste período, há a progressiva supressão do perfil de leitor literário como aquele que se engaja socialmente, em direção à formação de um leitor fruidor, conceito que se consolida na década de 2010 e se reflete nos documentos legais, sendo adotado pela BNCC, em 2018, como objetivo da formação do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mossi de Quadros, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá.

Mirian Hisae Yaegashi Zaponne, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Maringá. Grupo de pesquisa: Produção, recepção e circulação de textos literários.

Referências

BENVENUTI, J. O dueto leitura e literatura na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2012.

BOBERG, H. T. R. Leitura literária na sala de aula: propostas de aplicação. Curitiba: CRV, 2012.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Lei n.º 10.994, de 14 de dezembro de 2004: Dispõe sobre o depósito legal de publicações, na Biblioteca Nacional, e dá outras providências. Brasília: [s.n.], 2004.

BRASIL. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, v. 1, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: [s.n.], 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Parte II – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, v. II, 1999.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

COENGA, R. Leitura e letramento literário: diálogos. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2010.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

CUNHA, M. T. S. Modelos para ensinar a leitura: dos manuais de ensino de leitura para professores - décadas de 1940-1960. In: MORTATTI, M. R. L..; FRADE, I. C. A. S. (Orgs.). História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

DALVI, M. A. Literatura nos livros didáticos de ensino médio: as pesquisas de pós-graduação.. Eutomia, v. 1, n. 11, 2013. 386-406.

DALVI, M. A.; PONCE, R. F. Didática da literatura: problematização de uma tendência em vias de hegemonização. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 2, jun. 2021. 1662-1680.

GOMES, C. M. Ensino de literatura e cultura do resgate à violência doméstica. Jundiaí: Paco, 2014.

GRAFF, H. J. The literacy mith: literacy and social structure in the 19th century. New York: Academic Press, 1979.

GREGORIN FILHO, J. N. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.

KEFALÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas: Autores Associados, 2012.

MORTATTI, M. R. L. Manuais para ensinar a ensinar leitura e escrita (1940-1950) na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, M. R. L.; FRADE, I. C. A. S. História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático. São Paulo /Marília: Editora Unesp / Oficina Universitária, 2014. p. 199-221.

PEREIRA, M.E.M.; CAVALCANTE, Moema; CABRAL, Sara R. S. Metodologia de ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2013.

QUADROS, C. M. O ensino de literatura em livros brasileiros (entredécadas 1960-2010). Inédita. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários) — Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2022.

SILVA, A. D. P. D. D. O ensino de literatura hoje: da crise do conceito à noção de escritas. Campina Grande: EdUEPB, 2016.

Publicado

2022-11-04

Como Citar

MOSSI DE QUADROS, Camila; HISAE YAEGASHI ZAPONNE, Mirian. O PERFIL DO LEITOR NOS LIVROS BRASILEIROS DE ENSINO DE LITERATURA DA DÉCADA DE 2010. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 13–28, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p13-28. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18328. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

A literatura em espaços escolares e não escolares