O PERFIL DO LEITOR NOS LIVROS BRASILEIROS DE ENSINO DE LITERATURA DA DÉCADA DE 2010
DOI:
https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p13-28Palavras-chave:
Perfil do leitor, Formação de leitores, Leitura literária, Ensino de literatura, Análise de livrosResumo
Este artigo apresenta um recorte da tese intitulada O ensino de literatura em livros brasileiros (entredécadas 1960-2010) que identificou e analisou 28 livros que tematizavam o ensino de literatura e que foram publicados por autores brasileiros nesse período. As obras foram analisadas, cotejadas entre si e com os documentos educacionais, objetivando a definição de alguns aspectos relacionados ao ensino de literatura, dentre eles, do perfil do leitor predominante em cada década. Os resultados evidenciaram que as obras se antecedem à legislação brasileira sobre o tema, pois, em síntese, parte-se de um perfil de leitor humanizado (moralizado), nas décadas de 1960/1970, para um leitor emancipado na década. de 1980. O presente artigo apresenta o perfil do leitor que se configurou nos livros na década de 2010 a 2020. Neste período, há a progressiva supressão do perfil de leitor literário como aquele que se engaja socialmente, em direção à formação de um leitor fruidor, conceito que se consolida na década de 2010 e se reflete nos documentos legais, sendo adotado pela BNCC, em 2018, como objetivo da formação do leitor.
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