PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA LITERÁRIA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p29-43

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Mediação de leitura, Sociabilidade literária

Resumo

Este artigo apresenta especificidades da abordagem da literatura em espaços escolares e não escolares em uma perspectiva dialógica na qual a leitura é considerada uma autêntica pratica social. O objetivo é contribuir para redimensionar objetivos e tomada de decisões acerca de pressupostos teórico-metodológicos tanto em um quanto em outro espaço, em prol de uma ação educativa que preserve o apreço pela literatura, ao mesmo tempo em que aproveite oportunidades para propiciar a formação de um leitor cada vez mais sensível, autônomo e crítico.

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Biografia do Autor

Cláudio Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professor associado do departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Doutor em Letras pela UNESP, com pós-doutorado em Didática da Língua e da Literatura na Universidade Autônoma de Barcelona. Membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

MELLO, Cláudio. PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA LITERÁRIA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 29–43, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p29-43. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18329. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

A literatura em espaços escolares e não escolares