POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS

Autores

  • Renata Caleffi
  • Cláudio José de Almeida Mello

Resumo

Com o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CALEFFI, Renata; MELLO, Cláudio José de Almeida. POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852. Acesso em: 22 dez. 2024.