O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SUSMICKAT, Ivonete de Souza; AGUIAR, Tiago Pereira; KANTHACK, Gessilene Silveira. O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 20, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854. Acesso em: 19 nov. 2024.