USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Evandro Alvares de Lira
  • Jorgevaldo de Souza Silva

Resumo

A sociedade contemporânea encontra-se totalmente inserida no contextotecnológico, em todas as áreas possíveis. Basicamente todas as atividadescotidianas, para serem realizadas, necessitam de alguma ferramenta midiáti ca.Porém, as escolas, em sua grande maioria, ainda insistem em utilizar metodologiasobsoletas, descontextualizadas com a realidade dos estudantes, estimulando osaltos índices de evasão escolar e desinteresse. Diante do exposto, o presentetrabalho propõe reflexões acerca das dificuldades encontradas na escola,especialmente no tocante à prática de leitura e produção de texto e propõe tambémrealização de atividades lúdicas com a utilização das novas tecnologias, como ofacebook e o blog, objetivando a inclusão social e tecnológica dos estudantes noambiente escolar e sua motivação à permanência na escola. As práticas de leitura,interpretação e produção de texto são pedagógicas e sociais, na perspectiva deformar cidadãos conscientes e críticos, portanto, tais habilidades devem sertrabalhadas em consonância com as expectativas e interesses dos partícipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE LIRA, Evandro Alvares; SILVA, Jorgevaldo de Souza. USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3834. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa