FRAGMENTOS DA LEITURA ESCOLAR: PRÁTICAS LEITORAS RESSIGNIFICADAS EM FOTOGRAFIAS

Autores

  • Lorena Bischoff Trescastro

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as práticas leitoras representadasem fotografias produzidas por crianças dos três primeiros anos do EnsinoFundamental. A produção fotográfica foi concebida tanto como uma atividadeescolar de linguagem quanto como fonte de pesquisa. Selecionamos fotografiasproduzidas por crianças em contexto escolar, neste estudo, como objeto de análisesobre a leitura na escola do ponto de vista da criança. O corpus da pesquisa foi obtidoda exposição fotográfica: Olhar dos Alunos sobre a Escola. Duas questões nortearama análise: (1) onde a leitura escolar foi representada nas imagens captadas pelacriança? (2) que práticas leitoras foram representadas pela fotografia? A análise dasfotografias pode revelar a percepção da criança sobre as práticas leitoras naalfabetização escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

TRESCASTRO, Lorena Bischoff. FRAGMENTOS DA LEITURA ESCOLAR: PRÁTICAS LEITORAS RESSIGNIFICADAS EM FOTOGRAFIAS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3837. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa