PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA “CORRIGIR” ERROS ORTOGRÁFICOS

Autores

  • Lenir Maria Rossarola
  • Cristiane Lazzarotto-Volcão

Resumo

O presente artigo trata do ensino da língua materna no campo daortografia com o objetivo de colaborar com seu aprendizado. Assim, realizamos umapanhado teórico a partir de Zorzi (1997), Lévy (1999), Morais (2003), Rojo (2009),Soares (2012), Lazzarotto-Volcão (2012) e outros autores. A seguir, extraímos dadosde texto produzido por um aluno, os quais possibilitaram estudar a presença de errosde natureza ortográfica, especialmente nas representações das irregularidades, quesão dependentes de memorização por serem convenções da língua. Para tal análise,optamos pela proposta de Lazzarotto-Volcão (2012). Ao final, propomos algumaspráticas de letramento e letramento digital para “corrigir” erros ortográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROSSAROLA, Lenir Maria; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA “CORRIGIR” ERROS ORTOGRÁFICOS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3838. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa