RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Raimundo Márcio Mota de Castro
  • José Maria Baldino

Resumo

A história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE CASTRO, Raimundo Márcio Mota; BALDINO, José Maria. RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841. Acesso em: 1 jul. 2024.