CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA

Autores

  • Áurea da Silva Pereira

Resumo

O artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PEREIRA, Áurea da Silva. CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847. Acesso em: 1 jul. 2024.