O USO DO QUIZ DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: UMA PROPOSTA COM O GÊNERO TIRA

Autores

  • Adriana da Silva Araújo Inácio
  • Isabel Cristiana Michelan de Azevedo
  • Vanderlaine Cruz Menezes Lemos

Resumo

Este artigo admite que o desenvolvimento de habilidades comunicativas precisa ir além do conhecimento técnico do uso da língua, o que torna necessário associar a esse trabalho múltiplas formas de construção de sentido. Concebe que as dificuldades de muitos alunos em produzir inferências a partir de produções multissemióticas têm sido decorrentes da aplicação de didáticas pouco motivadoras pelos professores, por isso a opção por criar um jogo que possibilita a apropriação de conhecimentos pelos discentes de maneira prática e interacional. Assim, a escolha do quiz digital favoreceu reunir em um único artefato lúdico-didático o estudo das características do gênero tira, dos conhecimentos gramaticais e dos recursos discursivos e imagéticos que constituem a produção de sentidos de materiais multimodais. Direcionado às turmas de 9º ano do ensino fundamental, as primeiras experiências com o jogo indicaram que as atividades lúdicas colaboraram com a elaboração de conceitos, reforçam conteúdos, promovem a sociabilidade entre os alunos e estimulam a cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

INÁCIO, Adriana da Silva Araújo; DE AZEVEDO, Isabel Cristiana Michelan; LEMOS, Vanderlaine Cruz Menezes. O USO DO QUIZ DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: UMA PROPOSTA COM O GÊNERO TIRA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 27, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6868. Acesso em: 22 dez. 2024.