AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; DA SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro. AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 27, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870. Acesso em: 22 dez. 2024.