SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Andréia Silva Araujo
  • Éccia Alécia Barreto de Jesus

Resumo

Os falantes de todas as línguas emitem, a todo momento, julgamentos sobre as variedades linguísticas; tais julgamentos podem culminar em preconceito linguístico e este pode ser disseminado em qualquer ambiente social, inclusive o escolar. Neste trabalho, objetivamos verificar como a noção de variação linguística está sendo vista/vivenciada no ambiente escolar e identificar qual a avaliação e atitude linguística de estudantes quanto ao uso de formas pronominais de referência à segunda pessoa do singular. Para tanto, aplicamos um questionário a docentes e discentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe contendo perguntas referentes ao universo da variação linguística e um teste de avaliação e atitude linguística para estudantes da rede municipal e estadual da cidade de Moita Bonita/SE. Os resultados obtidos demonstram que ainda há estigma quanto às variedades linguísticas não padrão, o que evidencia a necessidade de uma ampla discussão pela escola a esse respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ARAUJO, Andréia Silva; DE JESUS, Éccia Alécia Barreto. SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9627. Acesso em: 4 nov. 2024.