Os estudos jusliterários e a humanização do direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v39i1.p113-125

Palavras-chave:

Jusliteratura, Humanização do direito, Hermenêutica jurídica

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a importância das pesquisas jusliterárias para humanização do Direito. Busca trazer para análise elementos conceituais do campo dos estudos jusliterários no intuito de compreender a pesquisa jusliterária como aporte necessário para o viés humanizador da experiência jurídica. Esta análise interdisciplinar de caráter fenomenológico e dialético dialoga com perspectivas da metodologia etnográfica através da construção jusliterária de autores como José Calvo González e Luiz Alberto Warat que fomentaram a importância da cultura literária do direito como via humanizadora da ciência jurídica. Como resultado, observa-se como a humanização através dos estudos jusliterários ampliam as condições hermenêuticas do direito através da prática do jurista leitor.

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Biografia do Autor

Míriam Coutinho de Faria Alves, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Direito (UFBA). Professora Mestrado em Direito (Prodir/UFS). Pesquisadora Líder Grupo de Pesquisa Direito, Arte e Literatura (Cnpq/UFS).

Carlos Alberto Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Advogado. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe (Prodir/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Arte e Literatura (CNPq/UFS).

Márcio dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Advogado. Mestre em Biotecnologia. Mestrando em Direito (Prodir/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Arte e Literatura (CNPq/UFS).

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

ALVES, Míriam Coutinho de Faria; SANTOS, Carlos Alberto Ferreira dos; SANTOS, Márcio dos. Os estudos jusliterários e a humanização do direito. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 39, n. 1, p. 113–125, 2023. DOI: 10.47250/intrell.v39i1.p113-125. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p113. Acesso em: 29 jun. 2024.