Pensar/Classificar – Georges Perec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v40i1.p107-126

Palavras-chave:

Georges Perec, Pensar, Classificar, Tradução

Resumo

Tradução para o português de “Penser/Classer”, texto de Georges Perec publicado em uma coletânea homônima de ensaios. Neste texto póstumo, de 1985, o autor demonstra seu interesse em percorrer o universo e sua multiplicidade, examinando seus possíveis laços, sondando e questionando um possível princípio organizador das coisas. A reflexão acerca do gosto pelas classificações e do furor de organização que parece tomar a humanidade desde o começo dos tempos está no centro de “Penser/Classer”, na operação de perturbar as convenções das hierarquias sensíveis e estabelecidas, conferindo aos seres e às coisas uma densidade imprevista que perturba e surpreende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Leal Fernandes Barbosa, Pontifícia Universidade Católica - PUC/­Rio

Pesquisadora de pós-doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao programa de pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Mestra e doutora pelo mesmo programa. Membro do grupo de pesquisa Práticas artísticas e conceituais do arquivo: insurgência, reapropriação e invenção no contemporâneo (CNPq). Professora Adjunta Substituta da Escola de Letras da Unirio.

Anne Louise Dias, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), na Universidade de Brasília. Doutora em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Literatura – PósLit – da Universidade de Brasília (UnB). Membro do grupo de pesquisa Fitopoéticas e da Rede Juvem DF.

Referências

ESPAGNE, M. La notion de transfert culturel. Revue Sciences / Lettres, no 1, 2013.

MONTEL-HURLIN, E. (org.). Écritures et Pratiques de la Traduction. Neuville-sur-Saône: Chemins de tr@verse, 2015.

PEREC, G. Pensar/clasificar. Tradução de Carlos Gardini. Barcelona: Editorial Gedisa, 1986.

PEREC, G. Species of Spaces and Other pieces. Tradução de John Sturrock. Londres: Penguin Books, 1999.

PEREC, G. O sumiço. Tradução de Zéfere. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

Publicado

2024-02-02

Como Citar

BARBOSA, Aline Leal Fernandes; DIAS, Anne Louise. Pensar/Classificar – Georges Perec. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 40, n. 1, p. 107–126, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v40i1.p107-126. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v40p107. Acesso em: 24 abr. 2024.