A solidão da Lésbica juvenil em As traças, de Cassandra Rios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v42i1.p11-21

Palavras-chave:

Lesbianidade. Crítica. Gênero. Ensino. Leitura.

Resumo

O presente artigo é um recorte da minha tese de doutoramento Intitulada Leitura, literatura e ensino: a Literatura de temática lésbica como um território assombrado. Ele faz uma análise acerca da sexualidade, solidão e conflitos mentais pelos quais passam a jovem personagem lésbica no romance As traças, de Cassandra Rios. Partindo-se do princípio de que a literatura reproduz valores da heteronormatividade, o estudo de personagens lésbicas representa uma ranhura no pensamento heterocompulsório, ao evidenciar a existência de outros corpos e desejos, bem como ao discutir sobre as angústias que marcam a jovem lésbica diante de uma sexualidade considerada contraventora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória de Castro Azevedo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Atua na área de estudos de gênero com ênfase na literatura de temática e autoria lésbica. Participa do Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero-NEDiG/UFT.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão; revisão da tradução Marina Appenzeller. 3ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

LIONÇO, Tatiana, DINIZ, Debora LIONÇO. Homofobia, silêncio e naturalização: por uma narrativa da diversidade sexual. In: Tatiana, DINIZ, Debora (orgs.). Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio, Brasília, LetrasLivres: EdUnB, 2009, p.47-71.

LOPES, Denilson. O entre-lugar das homoafetividades. Ipotesi, revista de estudos literários. Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Tradução de Carlos Sussekind (et al.). Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

RIOS, Cassandra. Copacabana Posto 6 – A madrasta. 2ª ed. Rio de Janeiro: editora Mundo Musical LTDA,1972.

RIOS, Cassandra. As traças. São Paulo: Brasiliense, 2005.

RIOS, Cassandra. Mezzamaro, Flores e Cassis – O pecado de Cassandra. São Paulo: Cassandra Risos Editora, 2000.

RIOS, Roger Raupp, SANTOS, Wederson Rufino. Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do Programa Nacional do Livro Didático. In: LIONÇO, Tatiana e DINIZ, Débora (orgs). Homofobia & educação: um desafio ao silêncio. Brasília: LetrasLivres, EdUnB, 2009, p. 133-159.

WITTIG, Monique. O Pensamento Hétero 1. Disponível em: mulheres rebeldes: sempre viva Wittig. Acesso em 03 de julho de 2024.

Publicado

2024-10-23

Como Citar

AZEVEDO, Maria da Glória de Castro. A solidão da Lésbica juvenil em As traças, de Cassandra Rios. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 42, n. 1, p. 11–21, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v42i1.p11-21. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v42p11. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Sexualidades dissidentes e violências de gênero e na literatura