Diversidade e livro didático

rotas de fuga do monoculturalismo para o ensino da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v43i1.p145-158

Palavras-chave:

Livro didático. Literatura. Pluriculturalismo.

Resumo

Este trabalho tem como princípio a reflexão acerca da importância do Livro Didático na escola brasileira, estabelecendo um parâmetro contrastivo entre o nascimento do livro didático no Brasil no século XX com o seu rigoroso controle de produção e, por outro lado, as demandas oriundas dos movimentos sociais no século XXI por uma criação de um livro que atenda às necessidades de uma geração pluricultural. O trabalho examina no primeiro momento o processo legal da Instituição do livro didático no Brasil, atentando para o estabelecimento na Educação brasileira de um material monocultural, justificando portanto o perfil reducionista atribuído ao livro didático. E no segundo momento o trabalho apresenta um estudo sobre uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa, onde aparecem rotas de fuga do monoculturalismo do século XX, construindo aos poucos, através dos gêneros textuais, um material pluricultural com olhar voltado para a diversidade e, portanto, para uma educação antirracista.

Submissão: 30 jun. 2025 ⊶ Aceite: 28 set. 2025

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Doutora da Universidade do Estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS na área de Estudos Literários, Linha de concentração Literatura e Recepção.

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Diversidade e livro didático: rotas de fuga do monoculturalismo para o ensino da literatura. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 43, n. 1, p. 145–158, 2025. DOI: 10.47250/intrell.v43i1.p145-158. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v43p145. Acesso em: 15 nov. 2025.