Da formação à informação: a transformação dos saberes na contemporaneidade

Juliana Santos Monteiro Vieira

PSICOLOGIA - UNIT

Dinamara Garcia Feldens

PPGED - UFS


Resumo

Palavras-chave: Contemporaneidade; Cultura; Educação; Saberes;

Este texto tem por objetivo expor o andamento da pesquisa de doutorado desta discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, buscando entendimentos acerca da questão dos saberes pela via da filosofia, especialmente pela via nietzschiana. Tendo como fonte teórica primordial as Conferências intituladas “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” (1872), F. Nietzsche é compreendido como um pensador essencial para refletir sobre a educação e os saberes vinculados no Ocidente. Por meio da inspiração genealógica buscamos compreender os processos de transformação sofridos pela noção de conhecimento/saber, considerando as bases da pseudocultura: o comércio, a ciência e a mídia, citados por Nietzsche como componentes estéticos deste processo. Dialogando com os conceitos, entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes de Aracaju/SE nos auxiliam a perceber os aspectos cotidianos da educação da Contemporaneidade.

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