UMA CONVERSA SOBRE AS HISTÓRIAS DO DFL, PPGF E FILOSOFIA EAD DA UFS
Resumo
Resumo: Situaremos historicamente a institucionalização, em nível superior, da filosofia em Sergipe por meio da criação da Faculdade Católica de Filosofia e do Curso de Filosofia; em seguida discutiremos sua absorção pela Universidade Federal de Sergipe e as implicações desse processo. Apresentaremos um diagnóstico das atividades recentes do Departamento de Filosofia, junto ao curso de licenciatura em Filosofia, ao ensino de graduação na Universidade Federal de Sergipe, destacando a atuação do seu corpo docente, discente e administrativo; intentaremos também projetar algumas perspectivas futuras para o desenvolvimento da comunidade do DFL e da Filosofia na UFS. Também abordaremos os nove anos de aprovação
da criação do Curso de Graduação em Filosofia Licenciatura a distância, com a Resolução N° 01/2012/CONSU, de 29 de fevereiro de 2012, de acordo com o Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução N° 89/2011/CONEPE, de 05 de setembro de 2011; curso integrado ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, na UFS, ao Centro de Educação Superior a Distância
(CESAD); vale lembrar que com o Curso de Filosofia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), tornou-se possível levar a formação de professores de Filosofia às localidades do interior do Estado de Sergipe, além de atingir localidades de estados vizinhos. A partir dos Polos UAB implantados em diversos municípios, frutos das parcerias em nível federal, estadual e municipal, foram ofertadas vagas dirigidas prioritariamente aos profissionais atuantes na Educação Básica, contribuindo, assim, com a Política Nacional de Formação de Professores. Pretendemos apresentar uma visão sobre essa experiência, suas realizações, limites e desafios. Gostaríamos, além disso, de apresentar um pouco do histórico da formulação da proposta de Mestrado em Filosofia da UFS que foi aprovada pela CAPES em 2011 e que teve início com a primeira turma em março de 2012; bem como registrar certa visão sobre os fatos que conduziram à proposta exitosa e os dilemas enfrentados pela coordenação na fase inicial do Mestrado; por fim, empreenderemos uma breve exposição acerca da situação atual do PPGF, durante a qual serão consideradas não apenas suas conquistas e as dificuldades superadas pelo Programa até o momento, mas também suas perspectivas futuras..
Palavras-chave: DFL; PPGF; EaD; Ensino de Filosofia; UFS.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
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