LÓGICA CONTIDA NO PROGRAMA DE METODOLOGIA DA CIÊNCIA E DISCURSO COLOQUIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SERGIPE 1971 A 2000
Eduardo Ubirajara Rodrigues Batista
DFL-UFS
Resumo
Resumo: A notória resistência de cerca de 50% dos alunos dos cursos da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1970), da Universidade Federal de Sergipe - UFS (1971 a 1995), da Associação Sergipana de Administração, hoje UNIT (1972 a 1992) e da Faculdade de Administração e Negócio de Sergipe - FANESE (1999 a 2005), quanto aos conteúdos de Linguagem Lógica na Unidade II da disciplina Metodologia da Ciência - métodos dedutivo, indutivo e hipotético-dedutivo -, em nível de dificuldade maior para menor, na ordem decrescente desses conteúdos, despertou o interesse deste professor em estudar sobre a Filosofia da Ciência Moderna (desde 1920 com Schilick, nomeado professor de Filosofia da Ciência, no início do movimento Ciclo de Viena). Observava-se, paralelamente, que o fato da maioria dos alunos, de qualquer grau de ensino, não demonstrar muito interesse pela Matemática, desde os primeiros anos de estudo, poderia ter provocado uma análoga aversão, principalmente ao
método dedutivo, logo no primeiro período do qualquer curso superior. No bojo desse curioso problema, verificava-se que alguns alunos, que revelavam forte interesse pelo método, argumentavam que os conteúdos da Lógica, mesmo com origens aristotélicas, deveriam estar presentes nos primeiros anos do grau menor. A constatação da superação do problema colocado
foi-se demonstrando, progressivamente, na medida em que diversos alunos que não eram das Ciências ditas Exatas, mas da Saúde, das Sociais e, até da área da Humanidade, começaram a compreender e experimentar deduções e induções nos seus trabalhos acadêmicos, principalmente com base no material didático desenvolvido por três professores da UFS, contendo exemplos de exercícios pertinentes aos respectivos cursos ministrados por eles. O fato de metodologias baseadas no empirismo e, particularmente, de conteúdos pragmáticos e imediatistas, apenas para o desenvolvimento de projetos da pesquisa e da confecção dos TCC´s, não arrefeceu os ânimos desses professores, ao notarem que disciplinas filosóficas, ministradas com o discurso científico, contribuíam para que ex-alunos, pediam aos mestres orientação para explicações e soluções científicas, como reforço à fundamentação teórica de trabalhos destes.
Palavras-chave: Metodologia e Filosofia da Ciência; Lógica; Racionalismo e Empirismo; Schlick; Bacon; Popper.