EDUCAÇÃO E LIBERDADE DE (DES)CRENÇA
Marcelo de Sant’Anna Alves Primo
PPGF-UFS
Resumo
Quando falamos do binômio educação e liberdade de (des)crença, não nos parece, na prática, termos muitas perspectivas de uma harmonia razoável entre uma coisa e outra. Devido a toda sorte de preconceitos velados e escancarados adentrarem-se nas salas de aula aliados à soberba e falta de conhecimento, fica evidente o tom de uma certa pedagogia amparada em opiniões apressadas, sendo dispensado saber minimamente do que se está falando. Assim sendo, qual o papel efetivo da educação no que concerne à preparar de forma consistente para ser cidadão, fazendo ter consciência de que, além da existência de diversas formas de crer – e de descrer também – é totalmente legítimo discordar de uma religião e educação vigentes desde que se apresente sólidos fundamentos para tal? Essa é a questão principal que discutiremos na apresentação do nosso trabalho na XXII Semana de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe.