FILOSOFIA, ENSINO E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE ENSINAMENTO
Resumo
Este resumo faz parte dos estudos e metodologias, desenvolvidos durante a monitoria dos cursos de extensão curricularização da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e da Universidade Aberta para Idosos - UAPI no NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da Unifesp. E tem, por finalidade, discutir os relatos de experiências da monitoria do curso “A Sabedoria Prática Através das Histórias de Ensinamento” e a importância das histórias de sabedoria, bem como os ensinamentos transmitidos através das tradições orais. Sobretudo, o Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento da Universidade Federal de São Paulo trabalha metodologias de algumas tradições orais do Oriente e Extremo-Oriente. Assim sendo, o projeto pretende auxiliar a formação de professores e futuros professores atuantes no ensino fundamental e médio, desenvolvendo materiais alternativos para o ensino de Filosofia, que serão testados efetivamente nas escolas. Além disso, as aulas de cada tradição são ministradas pelos coordenadores docentes em atividade e aposentado da Unifesp, Cecília Cintra Cavaleiro de Macedo (Talmud, Chassidismo e Sufismo) de Filosofia Medieval Judaica, Jamil Ibrahim Iskandar (Livro das Mil e Uma Noites) de Filosofia Medieval Arabé e o discente do Programa de Pós-Doutorado da Unifesp Luiz Fernando Fontes Teixeira (Budismo e Taoísmo). Enfim, o Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento, visa chamar a atenção dos estudantes sobre uma área que, ainda que seja interdisciplinar, é estritamente vinculada à Filosofia. Conforme isso, a monitoria do Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento, contou com a discussão do conceito de sabedoria prática nas histórias e a compreensão dos ensinamentos para o público adulto e para a terceira idade. Ademais, ao final do curso a partir das metodologias desenvolvidas ficou a cargo dos discentes a elaboração de uma ou mais histórias como atividade final. E, por conseguinte, através das histórias elaboradas uma apresentação e explicação aos colegas, destinadas a ficaram expostas nos murais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH, Unifesp campus Guarulhos. Portanto, o relato de experiência apresenta a relevância e importância da tradição oral como veículo de educação e ensino à luz da filosofia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).