FILOSOFIA, ENSINO E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE ENSINAMENTO

André Luís Lira Lemos

UNIFESP


Resumo

Este resumo faz parte dos estudos e metodologias, desenvolvidos durante a monitoria dos cursos de extensão curricularização da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e da Universidade Aberta para Idosos - UAPI no NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da Unifesp. E tem, por finalidade, discutir os relatos de experiências da monitoria do curso “A Sabedoria Prática Através das Histórias de Ensinamento” e a importância das histórias de sabedoria, bem como os ensinamentos transmitidos através das tradições orais. Sobretudo, o Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento da Universidade Federal de São Paulo trabalha metodologias de algumas tradições orais do Oriente e Extremo-Oriente. Assim sendo, o projeto pretende auxiliar a formação de professores e futuros professores atuantes no ensino fundamental e médio, desenvolvendo materiais alternativos para o ensino de Filosofia, que serão testados efetivamente nas escolas. Além disso, as aulas de cada tradição são ministradas pelos coordenadores docentes em atividade e aposentado da Unifesp, Cecília Cintra Cavaleiro de Macedo (Talmud, Chassidismo e Sufismo) de Filosofia Medieval Judaica, Jamil Ibrahim Iskandar (Livro das Mil e Uma Noites) de Filosofia Medieval Arabé e o discente do Programa de Pós-Doutorado da Unifesp Luiz Fernando Fontes Teixeira (Budismo e Taoísmo). Enfim, o Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento, visa chamar a atenção dos estudantes sobre uma área que, ainda que seja interdisciplinar, é estritamente vinculada à Filosofia. Conforme isso, a monitoria do Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento, contou com a discussão do conceito de sabedoria prática nas histórias e a compreensão dos ensinamentos para o público adulto e para a terceira idade. Ademais, ao final do curso a partir das metodologias desenvolvidas ficou a cargo dos discentes a elaboração de uma ou mais histórias como atividade final. E, por conseguinte, através das histórias elaboradas uma apresentação e explicação aos colegas, destinadas a ficaram expostas nos murais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH, Unifesp campus Guarulhos. Portanto, o relato de experiência apresenta a relevância e importância da tradição oral como veículo de educação e ensino à luz da filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Lira Lemos, UNIFESP

Graduando em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.