FILOSOFIA, ENSINO E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE ENSINAMENTO

Autores

  • André Luís Lira Lemos UNIFESP

Resumo

Este resumo faz parte dos estudos e metodologias, desenvolvidos durante a monitoria dos cursos de extensão curricularização da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e da Universidade Aberta para Idosos - UAPI no NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da Unifesp. E tem, por finalidade, discutir os relatos de experiências da monitoria do curso “A Sabedoria Prática Através das Histórias de Ensinamento” e a importância das histórias de sabedoria, bem como os ensinamentos transmitidos através das tradições orais. Sobretudo, o Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento da Universidade Federal de São Paulo trabalha metodologias de algumas tradições orais do Oriente e Extremo-Oriente. Assim sendo, o projeto pretende auxiliar a formação de professores e futuros professores atuantes no ensino fundamental e médio, desenvolvendo materiais alternativos para o ensino de Filosofia, que serão testados efetivamente nas escolas. Além disso, as aulas de cada tradição são ministradas pelos coordenadores docentes em atividade e aposentado da Unifesp, Cecília Cintra Cavaleiro de Macedo (Talmud, Chassidismo e Sufismo) de Filosofia Medieval Judaica, Jamil Ibrahim Iskandar (Livro das Mil e Uma Noites) de Filosofia Medieval Arabé e o discente do Programa de Pós-Doutorado da Unifesp Luiz Fernando Fontes Teixeira (Budismo e Taoísmo). Enfim, o Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento, visa chamar a atenção dos estudantes sobre uma área que, ainda que seja interdisciplinar, é estritamente vinculada à Filosofia. Conforme isso, a monitoria do Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento, contou com a discussão do conceito de sabedoria prática nas histórias e a compreensão dos ensinamentos para o público adulto e para a terceira idade. Ademais, ao final do curso a partir das metodologias desenvolvidas ficou a cargo dos discentes a elaboração de uma ou mais histórias como atividade final. E, por conseguinte, através das histórias elaboradas uma apresentação e explicação aos colegas, destinadas a ficaram expostas nos murais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH, Unifesp campus Guarulhos. Portanto, o relato de experiência apresenta a relevância e importância da tradição oral como veículo de educação e ensino à luz da filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Lira Lemos, UNIFESP

Graduando em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.

Downloads

Publicado

2024-07-22