AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE FILOSOFIA

Emerson da Silva Santos

PPGF-UFS


Resumo

Desde sua origem, as histórias em quadrinhos tiveram um caráter sócio pedagógico, transmitindo, através de sua narrativa gráfica, mensagens que pudessem não apenas entreter,mas informar crianças, jovens e adultos. As histórias em quadrinhos é uma arte que vai além das imagens, utilizando aspectos imagéticos para penetrar no âmbito sensível, e além da razão, utilizando as palavras para alcançar o âmbito do pensamento. Assim, em suas constituições como obra de arte, mescla a arte da palavra (do discurso), com imagens e representações expostas nos desenhos de suas páginas, ou seja, é uma arte de um discurso lúdico com um caráter sensório representacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson da Silva Santos, PPGF-UFS

Licenciado em Filosofia e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).