EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES DE FILOSOFIA NO C.E. JOSÉ ROLLEMBERG LEITE E A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE

Autores

  • Amanda Figueiredo DFL-UFS
  • Dinarte Inácio DFL-UFS
  • Rodolpho Vasconcellos DFL-UFS
  • Samôa Santana DFL-UFS
  • Marcos Farjalla

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é apresentar e analisar as atividades realizadas pelos residentes de Filosofia no Centro de Excelência José Rollemberg Leite. O intuito é proporcionar aos ouvintes uma compreensão da importância do programa de Residência Pedagógica para os futuros docentes, visto que representa uma plataforma de maior intensidade em comparação ao estágio obrigatório na grade curricular de licenciatura. No âmbito deste projeto, os graduandos têm a oportunidade de se imergir no cotidiano escolar. Eles não apenas assumem a responsabilidade pela regência das aulas, mas também auxiliam o professor supervisor no planejamento das aulas normais, alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e nos novos Itinerários Formativos de Aperfeiçoamento (IFA’s). Como resultado, os discentes universitários passam mais tempo na escola, estabelecendo uma relação mais profissional e afetiva com o docente supervisor, outros membros do corpo docente, funcionários e, especialmente, os alunos. A familiarização adequada com os estudantes é crucial, pois a falta de contato com o professor pode torná-los mais reservados, tímidos e/ou apáticos, uma situação frequentemente observada nas escassas aulas de estágio. Além disso, o relato visa abordar a relação entre a teoria universitária e a prática da licenciatura. Os alunos utilizaram abordagens da Filosofia da Educação, especialmente as históricas, temáticas e problemáticas, para orientar efetivamente o ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Pensadores como Aristóteles, John Dewey e Maria Cirino desempenharam um papel importante na metodologia adotada pelos residentes. Por fim, o relato destaca os sucessos e as áreas de melhoria identificadas no núcleo durante sua permanência na escola. O professor supervisor, Farjalla, foi fundamental para o bom funcionamento do programa, graças ao seu carisma e experiência, que facilitaram consideravelmente a atuação dos discentes universitários. Além disso, pretende-se produzir um relato em vídeo dos alunos da escola para que seja possível perceber, sob a perspectiva deles, os benefícios da Residência Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Figueiredo, DFL-UFS

Graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Dinarte Inácio, DFL-UFS

Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Rodolpho Vasconcellos, DFL-UFS

Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Samôa Santana, DFL-UFS

Graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Marcos Farjalla

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é estatutário e professor efetivo no Centro de Excelência José Rollemberg Leite, lecionando no Ensino Médio Integral as disciplinas Filosofia e Sociologia.

Downloads

Publicado

2024-07-22