EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES DE FILOSOFIA NO C.E. JOSÉ ROLLEMBERG LEITE E A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE
Resumo
O objetivo deste relato de experiência é apresentar e analisar as atividades realizadas pelos residentes de Filosofia no Centro de Excelência José Rollemberg Leite. O intuito é proporcionar aos ouvintes uma compreensão da importância do programa de Residência Pedagógica para os futuros docentes, visto que representa uma plataforma de maior intensidade em comparação ao estágio obrigatório na grade curricular de licenciatura. No âmbito deste projeto, os graduandos têm a oportunidade de se imergir no cotidiano escolar. Eles não apenas assumem a responsabilidade pela regência das aulas, mas também auxiliam o professor supervisor no planejamento das aulas normais, alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e nos novos Itinerários Formativos de Aperfeiçoamento (IFA’s). Como resultado, os discentes universitários passam mais tempo na escola, estabelecendo uma relação mais profissional e afetiva com o docente supervisor, outros membros do corpo docente, funcionários e, especialmente, os alunos. A familiarização adequada com os estudantes é crucial, pois a falta de contato com o professor pode torná-los mais reservados, tímidos e/ou apáticos, uma situação frequentemente observada nas escassas aulas de estágio. Além disso, o relato visa abordar a relação entre a teoria universitária e a prática da licenciatura. Os alunos utilizaram abordagens da Filosofia da Educação, especialmente as históricas, temáticas e problemáticas, para orientar efetivamente o ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Pensadores como Aristóteles, John Dewey e Maria Cirino desempenharam um papel importante na metodologia adotada pelos residentes. Por fim, o relato destaca os sucessos e as áreas de melhoria identificadas no núcleo durante sua permanência na escola. O professor supervisor, Farjalla, foi fundamental para o bom funcionamento do programa, graças ao seu carisma e experiência, que facilitaram consideravelmente a atuação dos discentes universitários. Além disso, pretende-se produzir um relato em vídeo dos alunos da escola para que seja possível perceber, sob a perspectiva deles, os benefícios da Residência Pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).