MÚSICA E FILOSOFIA: EXPERIENCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Trata-se de relatar a experiência de iniciação à docência, no Ensino Médio, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar. A atividade foi desenvolvida com os alunos das primeiras, segundas e terceiras séries do Ensino Médio, tendo como objetivo apresentar a construção do processo e desenvolvimento dos alunos com o projeto. Demos início ao projeto “Música e Filosofia", com o objetivo de desenvolver um maior interesse dos alunos com os assuntos passados em sala de aula. Iniciamos com o acompanhamento das aulas, observando a dinâmica em sala e os conteúdos a serem tratados com os discentes. Assim, definimos os assuntos a serem passados em sala de aula (Aristóteles e o helenismo, Kant e a teoria do conhecimento, e a filosofia da suspeita de Nietzsche). O objetivo era que os alunos criassem músicas autorais ou paródias baseadas nos conteúdos trabalhados em sala ou qualquer tema que fosse do seu interesse, desde que tivesse cunho filosófico. Dessa forma, delimitamos os materiais necessários para as gravações e os gêneros, tais foram: arrocha, rock, funk, hip-hop, pop rock, reggae e samba. Os alunos e alunas ficariam livres para compor ou usar composições prontas sobre as bases. Ao final desta oficina, a finalidade era compartilhar os resultados das músicas com a comunidade escolar e subir tais canções para as plataformas digitais, como o Soundcloud e YouTube. Nesse sentido, fizemos todo o registro numa planilha contendo informações importantes que seriam utilizadas no desenvolvimento. Tal experiência foi relativamente positiva, acreditamos que este projeto nos desafiou positivamente, apesar de alguns contratempos. Conseguimos seguir com o planejamento proposto, todas as pessoas que participaram e estiveram presentes contribuíram ativamente para que esta oficina ganhasse forma, conseguimos concluir as atividades obtendo os resultados almejados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).