MÚSICA E FILOSOFIA: EXPERIENCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Camila Nathally Farias da Silva DFL-UFAL
  • John Ewerton Veríssimo da Silva Araújo DFL-UFAL
  • Luciele dos Santos Silva DFL-UFAL
  • Marcos Bruno Beltrão de Azevedo Cavalcanti Santana DFL-UFAL
  • Sheysella Pamêlla Cabral da Silva Santos DFL-UFAL
  • Flávia Roberta Benevenuto de Souza DFL-UFAL
  • Ismar Francisco Prado Torres SEDUC-UFAL

Resumo

Trata-se de relatar a experiência de iniciação à docência, no Ensino Médio, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar. A atividade foi desenvolvida com os alunos das primeiras, segundas e terceiras séries do Ensino Médio, tendo como objetivo apresentar a construção do processo e desenvolvimento dos alunos com o projeto. Demos início ao projeto “Música e Filosofia", com o objetivo de desenvolver um maior interesse dos alunos com os assuntos passados em sala de aula. Iniciamos com o acompanhamento das aulas, observando a dinâmica em sala e os conteúdos a serem tratados com os discentes. Assim, definimos os assuntos a serem passados em sala de aula (Aristóteles e o helenismo, Kant e a teoria do conhecimento, e a filosofia da suspeita de Nietzsche). O objetivo era que os alunos criassem músicas autorais ou paródias baseadas nos conteúdos trabalhados em sala ou qualquer tema que fosse do seu interesse, desde que tivesse cunho filosófico. Dessa forma, delimitamos os materiais necessários para as gravações e os gêneros, tais foram: arrocha, rock, funk, hip-hop, pop rock, reggae e samba. Os alunos e alunas ficariam livres para compor ou usar composições prontas sobre as bases. Ao final desta oficina, a finalidade era compartilhar os resultados das músicas com a comunidade escolar e subir tais canções para as plataformas digitais, como o Soundcloud e YouTube. Nesse sentido, fizemos todo o registro numa planilha contendo informações importantes que seriam utilizadas no desenvolvimento. Tal experiência foi relativamente positiva, acreditamos que este projeto nos desafiou positivamente, apesar de alguns contratempos. Conseguimos seguir com o planejamento proposto, todas as pessoas que participaram e estiveram presentes contribuíram ativamente para que esta oficina ganhasse forma, conseguimos concluir as atividades obtendo os resultados almejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Nathally Farias da Silva, DFL-UFAL

Graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

John Ewerton Veríssimo da Silva Araújo, DFL-UFAL

Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Luciele dos Santos Silva, DFL-UFAL

Graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Marcos Bruno Beltrão de Azevedo Cavalcanti Santana, DFL-UFAL

Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Sheysella Pamêlla Cabral da Silva Santos, DFL-UFAL

Graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Flávia Roberta Benevenuto de Souza, DFL-UFAL

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Ismar Francisco Prado Torres, SEDUC-UFAL

Mestre e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. É professor efetivo da SEDUC-AL,

Supervisor do PIBID em Filosofia, ciclo 2023-2024.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)