REIS EM CASA
Resumo
O projeto Reis em Casa, realizado no Colégio Estadual Reis Magalhães, teve como objetivo manter o vínculo com os estudantes, instigando-os a reflexão e ao debate de temas pertinentes ao contexto de isolamento social que vivenciado no primeiro ano da pandemia. O fanzine (ou zine) de um modo geral é toda publicação que tenha caráter amador, sendo assim, o zine foi elaborado como estratégia para realização desse projeto. O tema tratado pelo Zine Reis em Casa está diretamente relacionado a pandemia e ao afastamento social, período em que nos deparamos com algumas situações atípicas e complexas que provocaram mudanças extremas em nosso cotidiano, principalmente no que concerne à rotina escolar que se tornou praticamente inexistente nesse período. A proposta de Zine “Reis em Casa”, foi uma forma de zelar pelo vínculo com os estudantes e um canal para reflexão, debate e aprendizado, uma nova maneira de vivenciar e experimentar a relação afetiva e acolhedora que sempre existiu entre estudantes e professores do Reis Magalhães, no momento em que todas as atividades e encontros eram virtuais. O tema central foi “O cuidado de si”, cujo intuito foi provocar um voltar-se para si mesmo, buscando se conhecer e, assim, viver melhor, pois quando alguém se conhece, passa a se cuidar, a usar seu próprio senso crítico, enfim, tornando-se um ser humano livre, capaz de enfrentar as dificuldades da vida. É imprescindível ter ciência de que vivemos em rede e que provavelmente a palavra mais pronunciada ultimamente é conexão. Ficou evidente nossa inabilidade no que diz respeito às estratégias pedagógicas com uso da tecnologia, uma carência preexistente, que foi exposta abruptamente. Não podemos permanecer apertando botões em uma linha de montagem, como diz Viviane Mozé. A aprendizagem exige ação, e esse aprendizado só acontece de fato se envolver um envolvimento entre ambas as partes. Como um professor pode contentar-se em desenvolver suas aulas enquanto os alunos passivamente ouvem e copiam o que está no quadro ou na tela? Foi este o questionamento que me fiz, enquanto tentava desenvolver o projeto Reis em Casa. Precisamos nos movimentar sair da zona de conforto, olhar o mundo de outra perspectiva, experimentar, examinar a si mesmo e aos outros nos comportando sempre como aprendizes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).