DOS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA AO COTIDIANO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Trata-se de relatar as experiências de iniciação à docência, no Ensino Médio, realizadas na Escola Estadual Benedita de Castro Lima, Maceió (AL), por meio das quais procurou-se buscar na filosofia (epicurismo-estoicismo, com ênfase em Epicuro e Sêneca; teoria do conhecimento, salientando René Descartes e John Locke; e, por fim, o pensamento político, partindo de Rousseau) inspiração para o cotidiano da sala de aula e para a vida prática dos alunos. O tema norteador desse subprojeto já é, em si mesmo, um convite para visitar os clássicos da filosofia e, deles, partir para a vida cotidiana. No primeiro tema, buscou-se uma apropriação dos principais conceitos da filosofia epicurista e estoica, e como a ética dessas escolas podem influenciar hodiernamente. No segundo, foi trabalhado o contraponto gnosiológico entre racionalismo e empirismo, e como isso condiz com o modo de estudar no Ensino Médio. Por fim, o pensamento político debatido objetivou construir com os alunos uma compreensão racional e crítica da própria vida política em sociedade e na escola. Para tanto, foram formados grupos de estudos com as turmas dos terceiros anos do Ensino Médio, a fim de trabalhar cada um dos respectivos temas, por meio dos textos dos próprios filósofos, levando os estudantes a terem contato direto com os pensadores, por meio da leitura, debate e atividades de escrita. Tudo isso, além de proporcionar um acesso aos clássicos, objetivava também melhorar as habilidades de escrita, compreensão e interpretação de textos, tendo em vista auxiliar uma melhor realização do ENEM. Tal experiência mostrou-se frutuosa, tanto para os estudantes e pibidianos, quanto para o supervisor e à própria escola, que cedeu espaços alternativos para que os grupos se reunissem. Os relatos dos estudantes do ensino médio indicaram impacto do projeto em suas motivações em relação à possibilidade de continuarem seus estudos e a vislumbrarem a universidade como horizonte possível para eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).