DOS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA AO COTIDIANO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
Gideão Alves Batista dos Santos
DFL-UFAL
João Vitor Inácio da Silva
DFL-UFAL
Lucas Pereira Lopes
DFL-UFAL
Cleibson Américo
SEDUC-AL
Flávia Roberta Benevenuto
DFL-UFAL
Resumo
Trata-se de relatar as experiências de iniciação à docência, no Ensino Médio, realizadas na Escola Estadual Benedita de Castro Lima, Maceió (AL), por meio das quais procurou-se buscar na filosofia (epicurismo-estoicismo, com ênfase em Epicuro e Sêneca; teoria do conhecimento, salientando René Descartes e John Locke; e, por fim, o pensamento político, partindo de Rousseau) inspiração para o cotidiano da sala de aula e para a vida prática dos alunos. O tema norteador desse subprojeto já é, em si mesmo, um convite para visitar os clássicos da filosofia e, deles, partir para a vida cotidiana. No primeiro tema, buscou-se uma apropriação dos principais conceitos da filosofia epicurista e estoica, e como a ética dessas escolas podem influenciar hodiernamente. No segundo, foi trabalhado o contraponto gnosiológico entre racionalismo e empirismo, e como isso condiz com o modo de estudar no Ensino Médio. Por fim, o pensamento político debatido objetivou construir com os alunos uma compreensão racional e crítica da própria vida política em sociedade e na escola. Para tanto, foram formados grupos de estudos com as turmas dos terceiros anos do Ensino Médio, a fim de trabalhar cada um dos respectivos temas, por meio dos textos dos próprios filósofos, levando os estudantes a terem contato direto com os pensadores, por meio da leitura, debate e atividades de escrita. Tudo isso, além de proporcionar um acesso aos clássicos, objetivava também melhorar as habilidades de escrita, compreensão e interpretação de textos, tendo em vista auxiliar uma melhor realização do ENEM. Tal experiência mostrou-se frutuosa, tanto para os estudantes e pibidianos, quanto para o supervisor e à própria escola, que cedeu espaços alternativos para que os grupos se reunissem. Os relatos dos estudantes do ensino médio indicaram impacto do projeto em suas motivações em relação à possibilidade de continuarem seus estudos e a vislumbrarem a universidade como horizonte possível para eles.
Downloads
Biografia do Autor
Gideão Alves Batista dos Santos, DFL-UFAL
Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
João Vitor Inácio da Silva, DFL-UFAL
Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Lucas Pereira Lopes, DFL-UFAL
Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Cleibson Américo, SEDUC-AL
Licenciado em Filosofia e em História. Especialista em Ética e Filosofia Política e também em Teologia e história das religiões. Mestre e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). é professor efetivo da SEDUC-AL, Supervisor do PIBID em Filosofia, ciclo 2023-2024.
Flávia Roberta Benevenuto, DFL-UFAL
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).