SENTIDOS DA VIVÊNCIA DO PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CORDEL FILOSÓFICO: FILOSOFIA E ARTE POPULAR
Maria Genilda Marques Cardoso
Resumo
O cotidiano da docência no ensino de filosofia na educação profissional do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, é um cenário de objetivações em meio as subjetividades, de sentidos da ação educativa e de uma agenda exaustiva, a depender dos compromissos assumidos pelo docente institucionalmente. O docente divide-se, quando é possível, entre o ensino, pesquisa e extensão. Isso quando é possível a mesclagem dessas opções. A organização didática do IFPI estabelece a priorização do ensino sobre as demais dimensões citadas. Quando o ensino se determina sobre as outras dimensões torna a prática educativa um ativismo sem reflexão e sem articulações políticas deixando o espírito docente e a ação docente enfraquecida. Apesar disso, entre um semestre e outro o docente faz esforço para quebrar o status quo do ambiente educacional. É nesse cenário que se propõe, de forma tímida, uma parceria da disciplina Filosofia I com a disciplina de Artes com o propósito de se dinamizar o ensino e aprendizagem no semestre de 2023.1, módulo I, do curso de mecânica, ensino médio integrado. Portanto, esse relato de experiência tem o propósito de refletir a experiência da professora de filosofia nesse tempo e espaço e nas trocas epistêmicas entre Filosofia e Artes, entre professores e a produção do alunado que relacionou a linguagem da cultura popular cordelista e os conteúdos abordados na disciplina de Filosofia I. Os estudantes tiveram como base de sua produção a filosofia helenística, a partir do tema a Felicidade, conjugando com a produção de cordéis. Além disso, tiveram orientações sobre cultura popular e técnicas de uso da linguagem e produção de cordéis. A culminância do projeto deu-se no mês de junho/2023 com apresentação dos cordéis para a comunidade ifpiana, Campus Teresina Central. Ocorreu nesse dia a mostra e declamação dos cordéis pelos estudantes e cordelista convidado. Essa escrita, posteriormente, vai se agregar à produção dos colegas (em andamento) que fizeram parte dessa experiência de projeto de ensino e aprendizagem.