EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O ENSINO DE FILOSOFIA NA DISCIPLINA DE DIÁSPORA

Autores

  • Isabela de Jesus Neves DFL-UFRB
  • Kássia Ellen Vitorino DFL-UFRB

Resumo

O presente trabalho busca compreender e discutir a prática do ensino de Filosofia por meio da disciplina de Diáspora, desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP), do subprojeto de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), com atuação na escola-campo: Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas, localizado na cidade de Iaçu, interior da Bahia. O objetivo do trabalho consiste em analisar a prática do ensino de Filosofia no Programa Residência Pedagógica dando ênfase nas ministrações de aula da disciplina de diáspora, tendo em vista as atividades realizadas em regência pelas residentes. Com as mudanças ocorridas no novo ensino médio foram criados os itinerários formativos que permitem às instituições escolares e estudantes a autonomia para escolher as disciplinas com as quais dialogam com a necessidade dos educandos. Com efeito, a disciplina de diáspora é uma disciplina eletiva interdisciplinar, desenvolvida por meio dos itinerários formativos da área de ciências humanas e sociais aplicadas, possibilitando assim que a disciplina seja ministrada por professores de filosofia como demais da área de humanas, especificamente nessa análise daremos ênfase ao ensino da disciplina de diáspora ministrado por residentes de filosofia, considerando o processo de regência ocorrido por meio do Programa Residência Pedagógica. A filosofia enquanto área do conhecimento e ciência contém a capacidade de dialogar e desenvolver discussões e reflexões no que concerne a diversos temas, isto tem se apresentado principalmente na atual contemporaneidade a qual a filosofia tem desempenhado reflexões sobre temáticas que cercam o tempo histórico atual, neste caso, o processo de diáspora, escravização e racismo estrutural que moldaram a história da humanidade e ainda permanecem como questões sociais a serem discutidas em sala de aula. Com isso o presente trabalho busca desenvolver uma reflexão que cumpre o papel de analisar e compreender a interdisciplinaridade do ensino de filosofia por meio da disciplina de diáspora contida no currículo do novo ensino médio.

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Biografia do Autor

Isabela de Jesus Neves, DFL-UFRB

Graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Kássia Ellen Vitorino, DFL-UFRB

Graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

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Publicado

2024-07-22