OS DESAFIOS QUE PERPASSAM AS DIFERENTES ABORDAGENS FILOSÓFICAS
Resumo
O presente trabalho parte das experiências obtidas pelos pibidianos através da inserção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com ênfase, às concepções que surgem no contato com as diferentes abordagens filosóficas, uma vez que elas trazem diferenciadas formas de conceber o ensino. O propósito deste trabalho ainda em desenvolvimento tem como finalidade propor uma sequência didática em cada uma das abordagens maiêutica; imanência do pensamento e produção de conceitos por meio do processo de construção dessas abordagens e observação das mesmas, bem como a aplicação de uma das abordagens. Destaco que essa é uma análise e percepções realizadas coletivamente por alguns integrantes do pibid que foram concebidas pelas reuniões; leituras; pesquisas e acompanhamento da atividade concernentes às abordagens sucedidas nas salas de aula conforme orientação da coordenadora de área do programa PIBID e da supervisora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O embasamento teórico é fomentado por Rita de Athayde Gonçalves, por intermédio das observações referentes às vivências nas salas de aula no que concerne às diferentes abordagens aplicadas em sala, a atividade na qual estamos integrados ainda está em processo de desenvolvimento. No entanto, conseguimos ter uma visão, ainda que ligeiramente e parcialmente por meio do processo de desenvolvimento desta atividade, que ao analisar as distintas abordagens filosóficas para a aplicação em sala de aula é de extrema relevância para a formação do futuro professor e que a experienciação das abordagens é importante de ser analisadas. É, portanto, em vista disso que esse relato de experiência propõe-se explicitar que, ao aplicar divergentes abordagens filosóficas em sala de aula exige muita complexidade e incerteza diante da recepção do alunado, o resultado diferente que decorre de cada abordagem, ao que parece, pode de certa maneira contribuir e auxiliar o docente(a) na aplicação de suas aulas. Em vista disso, analisamos que essa atividade contribui de forma significativa na formação do futuro docente, uma vez que anteriormente a exercer a profissão docente tem o contato com divergentes formas filosóficas de trabalhar, bem como se tem a oportunidade de fazer uma análise destas abordagens como já foi mencionado, observando a receptividade dos alunos frente a elas e com isso refletir o que cabe melhor em cada sala de aula. O trabalho, como já foi citado, porém ainda se encontra em processo de desenvolvimento, entretanto, já tem demonstrado que as abordagens são desafiantes. Pretendemos, assim, partilhar e explicitar nossas experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).