QUEM TEM MATADO A FILOSOFIA NO ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO?

Amanda Moanna Santiago Ciríaco

Gabriela Ferreira dos Santos


Resumo

Esse escrito tem como objetivo expor o desconforto surgido durante a graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O desassossego desenvolvido nesse resumo se dirige a questão atual na filosofia, no desacordo e turbulência em achar uma definição consolidada para a filosofia implicando, assim, em seu papel na sociedade, além do crescente caos no cenário educacional da filosofia no Brasil como a reforma do ensino médio. Em busca de um porquê à incessante exclusão da filosofia e da sua possível e lenta ‘‘morte’’ que essa pesquisa tem sido realizada. Na tentativa de responder a essas questões utilizamos autores como Franklin Leopoldo e Silva, Juarez e Lipman para evidenciar a discussão acerca da definição da filosofia, o seu papel na educação e possíveis causas do seu declínio e uma alternativa para esse panorama. Além das questões na educação a filosofia encontra-se também em dilema consigo mesma, dilema esse que está relacionado ao desenvolvimento da dúvida, Sócrates afirmava que ‘‘a dúvida em si era uma expressão da verdade’’, no entanto, no cenário atual pós-industrial com o aceleramento do mundo e a globalização foi se perdendo o ósseo e o interesse em recorrer ou pensar sobre o mundo por si mesmo, e sim, uma busca incessante por respostas imediatas. Dentro desse contexto, necessita-se que a filosofia seja reorganizada e realocada na sociedade a fim de entender o seu papel no mundo e, principalmente, na educação. Dessa forma, destacamos a importância da valorização do desenvolvimento da dúvida através da filosofia no berço infantil. Visto que, os primeiros anos da educação para a criança é de suma importância para o desenvolvimento de sua cognição e prepara-la para viver em sociedade e aprender a lidar com o mundo se posicionando e questionando acerca de questões já estabelecidas. A relevância intrínseca deste projeto de pesquisa reside na necessidade premente de estabelecer diálogos construtivos, debates esclarecedores e construções dialéticas, elementos essenciais para fomentar o progresso contínuo no campo da filosofia. Busca-se, assim, fornecer uma base introdutória sólida e utilizar uma metodologia abrangente, que inclui abordagem bibliográfica e investigativa.

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