INTERDISCIPLINARIDADE: QUANDO A FILOSOFIA E A MATEMÁTICA CAMINHAM DE MÃOS DADAS EM DIREÇÃO AO CONHECIMENTO
Resumo
Será possível adquirir conhecimento matemático ao ensinar filosofia, ou vice-versa? Esta pesquisa parte da inquietação gerada ao questionar alunos da educação básica sobre o conceito de número durante aulas de filosofia, em um contexto onde filosofia e matemática muitas vezes são percebidas como disciplinas antagônicas nas escolas brasileiras. A história da filosofia, no entanto, desafia essa visão, especialmente quando o conhecimento matemático adquire fundamentos teóricos. Um exemplo notável encontra-se no diálogo platônico, a República, especificamente no passo 533b, onde Platão argumenta que as disciplinas matemáticas apreendem o ser apenas nos sonhos, através de hipóteses, nunca o ser em sua unidade. Para Platão, o matemático pode vagar como sonâmbulo pelas trilhas das multiplicidades, distinguindo-se das demais ciências ao abordar acerca dos números. Essa singularidade não apenas permite ao matemático explorar as diversas facetas da multiplicidade, mas também o distingue ao conduzir a alma para além da esfera do devir, orientando-a na busca pela verdade. Assim, a matemática pode ser concebida como um elo intermediário entre o sensível e o inteligível, um percurso obrigatório no caminhar dialético que permite à alma compreender o que permanece diante das multiplicidades e alcançar o conhecimento. Por isso, ao explorar o papel da matemática no método educativo proposto por Platão, esta pesquisa visa analisar como o filósofo utiliza essa ciência para atingir o conhecimento, buscando refletir sobre como essa abordagem pode contribuir para o ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Na medida em que a matemática, indo além do cálculo prático, torna-se parte integral do convite à reflexão, ela enriquece o percurso educativo de maneira autêntica e libertadora. Pois, essa interação entre filosofia e matemática se revela como uma ponte para uma compreensão mais profunda, que transcende as fronteiras disciplinares e enriquece a formação educacional, visto que uma abordagem interdisciplinar valoriza a interconexão do conhecimento e da aprendizagem.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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