PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO RAMO DA FILOSOFIA COMO ENSINO

Ariel Matheus Alcântara Almeida


Resumo

A partir da concepção pedagógica Histórico-Crítica e da linha tênue que solidificou a educação brasileira, houve períodos, estágios e manifestações. Um autor que melhor contextualiza esses estágios e períodos é Dermeval Saviani (1984). Em sua obra podemos destacar três importantes fases: A pedagogia tradicional, que coloca o professor no centro de todo o processo, enfatizando a imposição do conhecimento e a memorização obrigatória dos conteúdos; A pedagogia nova, marcada pelo aluno como protagonista, incentivando a reflexão e estimulando o aprendizado prático e a pedagogia tecnicista, onde, por sua vez, não visa o processo intelectual do aluno, mas sim a produtividade para torná-lo um futuro membro ativo no mercado de trabalho, exercendo apenas a mão de obra "técnica". Saviani descreve esses estágios e manifestações em sua obra: “Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações", publicado em 1991. Assim, o objetivo central da nossa pesquisa, que ainda está em fase de andamento é: Como podemos proporcionar aos alunos, em específico na área da filosofia na rede básica, a desenvolver uma educação crítica juntamente com o professor, reconhecendo os fatores sociais e sem o teor reprodutivista? Na perspectiva da teoria Histórico-Crítica podemos trazer a atenção para qual a função do professor e de que maneira reconhecer a importância dos movimentos sociais, do contexto histórico, das correntes filosóficas e antropológicas, ajudará a melhorar o processo de ensino-aprendizagem? Bem como, de que modo a filosofia se comporta utilizando do referencial teórico? Diante da observação direta enquanto bolsista Pibid-Filosofia campus Amargosa-Bahia, no colégio Estadual Felipe Evangelista Neto e o amadurecimento desta pesquisa faremos a reflexão no percurso final da bolsa de iniciação correlacionando as evidências e contribuições da pedagogia Histórico-Crítica na rede básica de educação, analisando como as tendências pedagógicas são caminhos para a superação de velhos modelos educacionais e de qual forma utilizar a proposta metodológica articulada a educação em consonância com a prática social.

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