INTERAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CIFRAS DA TRANSCENDÊNCIA E MÚSICA EM KARL JASPERS: ELEMENTOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
Resumo
O presente artigo busca compreender como decorre o diálogo entre a Filosofia e a música no ensino médio segundo o pensamento de Karl Japers, ao qual entende que as cifras da transcendência são sinais que comunica ao Ser a possibilidade de uma experiência entre a existência e a própria transcendência, já que ela não se faz objeto de investigação. Partindo disso perceberemos que a transcendência revelar-se-á também na clareza do limite de nossa existência, por exemplo: morrer, sentir dor, fracasso, assim, estaremos sempre nessa luta, porém poderemos trazer clareza a elas, ali as cifras se mostrarão como um desenlace à vida humana. Como proposta metodológica e partindo dos aspectos hermenêuticos e fenomenológicos, é possível então relacionar a música com o ensino de Filosofia mediante o pensamento de Karl Jaspers na sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).