INTERAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CIFRAS DA TRANSCENDÊNCIA E MÚSICA EM KARL JASPERS: ELEMENTOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Bartolomeu Edgar de Lima Santana

Patrocínio Solon Freire


Resumo

O presente artigo busca compreender como decorre o diálogo entre a Filosofia e a música no ensino médio segundo o pensamento de Karl Japers, ao qual entende que as cifras da transcendência são sinais que comunica ao Ser a possibilidade de uma experiência entre a existência e a própria transcendência, já que ela não se faz objeto de investigação. Partindo disso perceberemos que a transcendência revelar-se-á também na clareza do limite de nossa existência, por exemplo: morrer, sentir dor, fracasso, assim, estaremos sempre nessa luta, porém poderemos trazer clareza a elas, ali as cifras se mostrarão como um desenlace à vida humana. Como proposta metodológica e partindo dos aspectos hermenêuticos e fenomenológicos, é possível então relacionar a música com o ensino de Filosofia mediante o pensamento de Karl Jaspers na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.