HERMENEUTICA NO ENSINO FILOSÓFICO COMO MEIO DE FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS
Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste em como conceber a filosofia na educação básica a partir do caráter ontologia das ciências humanas, especialmente, no componente curricular de filosofia. A partir da hermenêutica filosófica, em sua relação com a leitura da compreensão da realidade, estabelecer relações com a compreensão de si ou da formação da identidade no processo de ensino. A hipótese é que o processo de formação da compreensão de si, pensado a partir de princípios históricos filosóficos, oferece base alternativa suficiente para pensar o ensino de filosofia a partir de seu caráter filosófico hermenêutico. A problemática consiste em entender a filosofia para além de métodos científicos, mas também como componente curricular essencial para o processo de compreensão de si e do outro. Para tanto, pretendo utilizar a filosofia gadameriana para sustentar a tese da historicidade da compreensão, dos diversos modos de existências a partir da realidade como horizonte de vida. Ou seja, superar a filosofia da pura subjetividade, vinculando o educando a compreender a historicidade das ciências humanas, na leitura e na interpretação de textos e obras filosóficas. Através da dimensão do horizonte de vida explicar como se torna possível ao educando apropriarse do mundo e pelo meio que realiza a construção de sua identidade, sua singularidade e de seu pertencimento a uma comunidade. Ademais, a historicidade do mundo é uma compreensão crescente dos seres humanos a respeito de si mesmo e do outro, trazendo relatos e vivencias do passado para a vida atual. Justifico tal pesquisa a partir do pensar o ensino da filosofia fora de condicionamentos metodológicos das ciências naturais e dos fundamentos estáticos das ciências exatas. Justifico que o ensino de filosofia proporciona espírito livre para educando através de seu caráter único e singular de compreensão da realidade atual e dos acontecimentos filosóficos históricos. Através dos resultados obtidos, concluir que o ensino filosófico proporciona reflexão sobre diversos acontecimentos filosóficos históricos, proporcionando reconhecimento de si e reconhecimento do outro, reflexão crítica da existência e do conhecimento. Por isso, o ensino da filosofia é essencial na educação básica para promover a formação do educando pensante e de espírito livre.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).