UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO E ENSINO DE FILOSOFIA PARA O APERFEIÇOAMENTO HUMANO FRENTE À INSOCIÁVEL SOCIABILIDADE NO OLHAR DE KANT

Mário Agustinho da Silva Júnior


Resumo

Diante de um olhar pedagógico, vemos que desde a Antiguidade, o ser humano foi ensinado a encontrar-se dentro da sociedade, a educação deveria levar as pessoas à promoção do bem-estar coletivo, o indivíduo autônomo dentro desse contexto se entrelaçava com uma construção moral e senso coletivo. Kant observa a história em termos de suas possibilidades coletivas, a própria natureza humana é uma concepção dentro da história, no olhar de Kant o fluxo da história não vem de um pessimismo, mas na ideia de aperfeiçoamento, de um progresso mediante o esclarecimento. Em sua quarta proposição na Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita, Kant considera que as predisposições humanas se desenvolvem na história, através de um tipo de antagonismo social, uma propensão na natureza humana a competir com os outros seres humanos. O ser humano possui uma propensão à competição sobre o outro, vê-se ao outro como possibilidade de se sobressair, numa busca de status legitimado pelos demais. Na obra de Kant, o antagonismo social estaria entrelaçado ao que ele chama de insociável sociabilidade, uma inclinação para associar-se porque se sente mais como homem num tal estado, pelo desenvolvimento de suas disposições naturais. Mas ele também tem uma forte tendência a separar-se (isolar-se), de conduzir as coisas de sua própria forma, da maneira que lhe convenha, além disso, ele tem dificuldade de não ser opositor dos demais. Esse antagonismo baseado na tese de Kant propõe que tal relação seria uma mola propulsora para o progresso social, impulsionando a sociedade para frente. Existe, portanto um propósito para a sociabilidade insociável, e tal objetivo é do promover o desenvolvimento das capacidades naturais do ser humano, que serão transmitidas pela cultura, pelas gerações vindouras e aprimoradas. Dentro deste viés, percebe-se que a educação é de suma importância ao ser humano desde criança, visto que, é a partir dela que o ser humano aprende a ser humano em si, a limitar seus instintos e caminhar pela racionalidade. Além disso, Kant diz que “O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz”. Seria de suma importância então, refletir como o processo educacional, o ambiente escolar e o ensino de filosofia se entrelaçam em uma relação de insociável sociabilidade, mas que tem o papel de um caminhar coletivo na promoção do aperfeiçoamento do ser. 

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