A PRESENÇA DA FILOSOFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS FILOSÓFICOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Matheus Gabriel Santos de Souza


Resumo

A presente proposta de comunicação pretende abordar sobre a aparição da filosofia no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por meio das últimas mudanças relacionadas ao Novo Ensino Médio (NEM). Sabe-se que, a partir do advento da Lei 13.415/ 2017, legislação que permite o funcionamento das alterações para o NEM, a filosofia perde o seu caráter disciplinar e obrigatório, sendo estabelecida na área do conhecimento que é conhecida como Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CSHA), a qual abrange uma relação interdisciplinar com a Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Seguindo por concepção, os materiais didáticos, por exemplo, não foram desconsiderados dessas alterações, pois o Decreto nº 9.099 de 2017 dispõe de modificar os livros escolares por área do saber em torno do interesse associado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, com o objetivo de abordar o simpactos do novo PNLD no ensino da filosofia, a exposição tem a intenção de mostrar que a prioridade dos idealizadores da mudança foi percorrer a ideia de projetar uma interdisciplinaridade diluída e fragmentada por área do conhecimento, substituindo o processo de estabelecer os livros por um viés que fortaleça a perspectiva disciplinar entre os saberes, sobretudo, dos conteúdos filosóficos. Por esse motivo, dada a compreensão da problemática do assunto, com esta apresentação, será possível relatar de qual maneira os 14 livros aprovados da área de CSHA estão organizados, constituídos e estruturados com as temáticas por meio das modificações pelo programa, em especial, ao destacar a perspectiva da filosofia. Desse modo, ao expor esses pontos durante a apresentação, consequentemente, pode ser entendido o papel da filosofia com o advento do novo PNLD para essa etapa da educação básica, permitindo atiçar a reflexão e discussão no intuito de reacender o alerta em combater qualquer forma de destituição das áreas que ordenam o pensamento filosófico na instituição de ensino.

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