A PRESENÇA DA FILOSOFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS FILOSÓFICOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Resumo
A presente proposta de comunicação pretende abordar sobre a aparição da filosofia no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por meio das últimas mudanças relacionadas ao Novo Ensino Médio (NEM). Sabe-se que, a partir do advento da Lei 13.415/ 2017, legislação que permite o funcionamento das alterações para o NEM, a filosofia perde o seu caráter disciplinar e obrigatório, sendo estabelecida na área do conhecimento que é conhecida como Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CSHA), a qual abrange uma relação interdisciplinar com a Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Seguindo por concepção, os materiais didáticos, por exemplo, não foram desconsiderados dessas alterações, pois o Decreto nº 9.099 de 2017 dispõe de modificar os livros escolares por área do saber em torno do interesse associado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, com o objetivo de abordar o simpactos do novo PNLD no ensino da filosofia, a exposição tem a intenção de mostrar que a prioridade dos idealizadores da mudança foi percorrer a ideia de projetar uma interdisciplinaridade diluída e fragmentada por área do conhecimento, substituindo o processo de estabelecer os livros por um viés que fortaleça a perspectiva disciplinar entre os saberes, sobretudo, dos conteúdos filosóficos. Por esse motivo, dada a compreensão da problemática do assunto, com esta apresentação, será possível relatar de qual maneira os 14 livros aprovados da área de CSHA estão organizados, constituídos e estruturados com as temáticas por meio das modificações pelo programa, em especial, ao destacar a perspectiva da filosofia. Desse modo, ao expor esses pontos durante a apresentação, consequentemente, pode ser entendido o papel da filosofia com o advento do novo PNLD para essa etapa da educação básica, permitindo atiçar a reflexão e discussão no intuito de reacender o alerta em combater qualquer forma de destituição das áreas que ordenam o pensamento filosófico na instituição de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).