A FILOSOFIA MEDIEVAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES
Eleandro de Carvalho
Resumo
O período medieval é essencial para compreensão do pensamento racional, visto como um momento de ruptura com o legado do mundo antigo, consolidação e ascensão do cristianismo enquanto doutrina religiosa e política, que adequará às produções racionais aos preceitos necessários para a defesa da fé; e fundamental para o contexto de rupturas que se delinearão na modernidade. Diante disso, conhecer os pensadores que produziram conhecimento nessa época tem fundamental importância. A partir de uma breve análise da BNCC e do currículo do Estado da Bahia para compreender o papel reservado ao período em questão dentro do componente de Filosofia, observou-se que há uma supervalorização de alguns poucos pensadores, como forma de monopolizar a discussão filosófica e submeter a Filosofia como um campo do conhecimento muito limitado e subordinado a uma visão tradicionalmente eurocêntrica. Quando os manuais de História da Filosofia se referem ao período medieval, o fazem com um recorte temporal do século IV, com Agostinho de Hipona, ao século XIII, com Tomás de Aquino (Attie Filho, 2002), não explorando outros saberes em andamento no mundo ocidental ou oriental do período, com isso, reforça-se a ideia de estagnação do conhecimento científico e filosófico. O filósofo árabe Avicena, por exemplo, embora não seja o único, é essencial para consolidar a propagação da Filosofia grega no Oriente e no Ocidente, distanciando-se da apologética e escolástica ocidental. Tendo em vista este contexto e sua importância no processo educacional, a presente pesquisa está sendo desenvolvida no PROFEFILO/UFRB (Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) no período de 2024 a 2026. A partir dos dados obtidos na pesquisa, será proposta uma sequência didática, cuja concretização dar-se-á com um produto pedagógico, um jogo acerca dos filósofos do medievo, a fim de prover professores com um material didático que possa instigar os alunos do Ensino Médio na busca pelo conhecimento científico, para que, de maneira lúdica, seja percebida a relevância do pensamento filosófico medieval para a formação do estudante.