RELATO DE EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO UEE ANTÔNIO FELIPE EVANGELISTA NETO: OBSERVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lucas Santos da Silva DFL-UFRB

Resumo

O propósito deste estudo é apresentar e desenvolver criticamente a experiência passadas nas turmas do ensino médio da disciplina de Filosofia (1°, 2° e 3° ano), em um colégio de rede pública estadual de Mutuípe (BA), com a finalidade de compreender como ocorre o novo ensino médio e a aprendizagem das turmas inseridas pelo professor regente, de modo, como os estudantes aprendem melhor os conteúdos e quais são as suas dificuldades na rotina escolar. (DCRB) O Documento Curricular Referencial da Bahia é uma nova modalidade de educação, se tornando um novo ensino médio, tendo a função de orientar os educadores a obterem ações pedagógicas com um olhar voltado para um projeto político e educacional. Do ponto de vista teórico, o trabalho ancorou-se nos estudos solicitado pelo coordenador do (PIBID) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para ler os livros do autor Paulo Freire, como: Pedagogia do Oprimido, Educação e Mudança, Ação Cultural para a Liberdade, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia da Esperança. Com o intuito, para preparar os pibidianos na inserção da sala de aula. O projeto foi voltado mais para observação das turmas supracitadas, como são inseridas as práticas pedagógicas do docente, a estrutura escolar, o apoio institucional e por fim o ambiente do meio cuja escola está submergida que é em uma comunidade de classe humilde. O professor da disciplina das turmas demonstra bastante domínio nos assuntos abordados, se interessa para levar sempre atividades prazerosa para despertar todo o interesse dos discentes, utilizando estratégias para os estudantes desenvolverem o senso crítico trazendo assuntos atuais, como por exemplo: educação sexual, relações étnicos raciais, gêneros, redes sociais e comentando sobre as diversas religiões, através de materiais elaborados pelos discentes e docentes, como construção de jogos didáticos, peças teatrais, filmes, júri simulado e debates para estimular o conhecimentos dos adolescentes. Mas, no decorrer das aulas o docente me deu oportunidade e aos meus colegas do PIBID a lecionar duas aulas, a primeira intervenção foi na turma do 1° C, levamos o conhecimento sobre a Alegoria da Caverna de Platão, um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia, em seguida trouxemos algumas perguntas sobre o mito, relacionado aos dias atuais, eu analisei que houve muita interação da turma para o diálogo e compreensão. A segunda ocorreu na turma do 1° B, eu e mais um colega apresentamos pelo slide o tema “O poder disciplinar em Michel Foucault", notei que eles não conheciam o autor e despertou-se o interesse. Por fim, é muito relevante observar a metodologia do educador nas salas, visto que os conteúdos apresentados se desviaram totalmente do ensino tradicional e partindo para o modelo construtivista, cujo mesmo dá inteiramente liberdade para estudantes expressarem-se de vários modos, tornando cada vez mais o conhecimento de forma leve e lúdico.

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Biografia do Autor

Lucas Santos da Silva, DFL-UFRB

Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

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Publicado

2024-07-22