BREVES NOTAS SOBRE OS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DO CONHECIMENTO EM KARL POPPER
Resumo
Karl Raimund Popper (1902-1994) é reconhecido como um dos maiores filósofos e metodólogos da ciência do século XX por toda sua contribuição para o debate nessas áreas com obras como A Lógica da Pesquisa Científica (1934) e Conjecturas e Refutações (1944). Se por um lado Popper tinha como objetivo repensar a lógica da(s) ciência(s) e um novo método para ciência empírica, criticando a lógica indutiva e cunhando um novo critério para a demarcação cientifica, por outro desenvolveu e contribuiu com a doutrina falibilista do conhecimento, doutrina que defende que o conhecimento humano é falível e propenso ao erro, e, por essa razão, o conhecimento científico se dá em termos de conjecturas (hipóteses) e refutações (falseamento). Assim, mesmo a filosofia da ciência sendo a área em que Popper é mais reconhecido, a sua epistemologia detém algumas das teses mais fundamentais para uma teoria da verdade objetiva e para uma estreita conexão entre teoria do conhecimento e filosofia da ciência, isto é, de que maneira podemos formar conhecimento e como podemos diferenciar esses conhecimentos em científicos e não científicos. Dessa forma, o presente texto tem três objetivos principais: i) a crítica de Popper às epistemologias otimistas (que buscam defender uma posição positiva sobre o conhecimento) e as epistemologias pessimistas (que defendem um certo relativismo do conhecimento); ii) a defesa de Popper da doutrina do falibilismo e em como este implica em uma teoria da verdade objetiva e iii) como os dois problemas fundamentais da teoria do conhecimento, o problema da indução e o problema da demarcação, estão intimamente conectados tanto com sua teoria do conhecimento quanto com sua filosofia da ciência.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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