POESIA E EDUCAÇÃO EM A REPÚBLICA DE PLATÃO
Resumo
Podemos perceber que Platão, em A República, busca através dos diálogos entre os personagens, tecer uma crítica ao modelo de educação mítico-poética apresentando sua proposta de construção do ele entende ser um projeto de uma cidade (pólis) baseada em uma formação (paideia) com uma perspectiva ético-política que corresponderia ao seu modelo ideal de justiça, a saber, baseada em uma visão em que a natureza (phýsis) corresponderia às funções próprias de cada cidadão. Nosso trabalho tem como objetivo, estabelecer as relações entre educação e poesia, em particular nos livros I, III e X de A República buscando, com isso, revelar o projeto platônico de reformulação da paideia grega até então baseada no modelo mítico-mimético. Compreender como Platão busca essa reformulação implica, diretamente, na sua crítica à poesia de Homero e Hesíodo entendendo-as como causas de um estrago significativo em uma parcela dos habitantes da cidade, em especial, os jovens. Neste sentido, o objetivo desta comunicação é apresentar os argumentos de Platão, a partir do diálogo A República, bem como das análises exegéticas presentes nos trabalhos de M. Vilella-Petit (2003) e Bezerra (2010).
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