THOMAS HOBBES E A LINGUAGEM CRIADORA: DAS PALAVRAS AO PACTO SOBRE O MUNDO
Resumo
Esta pesquisa tem como principal objetivo evidenciar de que maneira a linguagem, na filosofia de Thomas Hobbes, assume o lugar de um pacto de entendimentos e razões dos homens de uma comunidade. Diante deste objetivo, através de uma investigação da argumentação proposta por Hobbes — em seu Leviathan (1651) e em sua Opera Philosophica, quae latine scripsit (1668) —, tentou-se investigar não apenas de onde surge o desejo de nomeação, mas como a linguagem consiste em um pacto, um contrato entre os homens de uma comunidade, que tem sua garantia estabilizada e padronizada, em última instância, pelo poder soberano (enquanto suma potestas). Daqui se extrai a consequência não apenas de que a verdade depende da linguagem criada e convencionada pelos homens, mas que o próprio jogo linguístico, isto é, as regras de uso da linguagem, e a verdade que pode decorrer dessas regras dependem desse pacto que, em uma situação ideal, será mediado pela figura do conselheiro. Trata-se de observar, sobretudo, que esse pacto nada mais é do que a instituição de um jogo linguístico que estabelece não apenas o que é verdadeiro ou falso, mas,também, fornece as regras e a moldura pela qual o mundo deve ser entendido por aqueles que estão nele inserido. Diante disso, para a construção dessa investigação, divide-se o argumento em quatro etapas: 1- a origem do ato de nomeação; 2- os tipos de razões que podem existir no estado de natureza; 3- a operação de padronização proporcionada pelo poder soberano; 4-o papel que os conselheiros podem desempenhar para qualificar uma padronização compreensível, acessível e utilizável pelo povo. Espera-se, finalmente, que esta pesquisa seja capaz de ampliar o debate a respeito do papel e da extensão do tema da linguagem na filosofia de Thomas Hobbes, ao mesmo tempo em que possa, através desse horizonte, debater uma visão a respeito da ideia de “razão” proposta pela modernidade e compreender como esta entrada pode fornecer ferramentas para lidar com a disputa de discursos que tanto interessam as interpretações contemporâneas.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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