MARX E JESUS: DIÁLOGO SOBRE FÉ, JUSTIÇA SOCIAL E REVOLUÇÃO NO PENSAMENTO DE SAMUEL GOTAY
Resumo
A presente pesquisa aborda a crítica da Teologia da Libertação ao pensamento cristão conservador, destacando como essa vertente se contrapõe às ideologias idealistas e essencialistas, ao mesmo tempo em que propõe uma abordagem revolucionária do cristianismo. A partir de um estudo histórico do desenvolvimento do pensamento cristão na América Latina, o trabalho analisa as raízes e as condições históricas que viabilizaram o surgimento e o fortalecimento dessa teologia no continente. A Teologia da Libertação surge em um cenário de crise das teologias europeias, que, ao serem aplicadas ao contexto latino-americano, mostraram-se inadequadas para interpretar e responder aos desafios socioeconômicos e culturais do continente. Frente a essa insuficiência teórica, teólogos latino americanos recuperaram a “história real” como espaço de atuação divina, onde a salvação não é um processo dualista, como se existisse uma história da salvação separada da história secular, mas um processo unificado de lutas e libertação. Essa perspectiva rejeita o idealismo, que vê a história como guiada por essências universais pré-determinadas, e propõe uma teologia enraizada na dialética e nas contradições da própria história. Um dos elementos centrais dessa teologia é a revolução hermenêutica, que recupera o sentido histórico e emancipatório do Reino de Deus presente na literatura bíblica. Esse Reino não se limita a uma dimensão espiritual, mas se traduz em um projeto de justiça social, onde a libertação se dá em três esferas: socioeconômica, cultural e espiritual. A libertação socioeconômica é vista como um processo político de superação das estruturas opressoras; a libertação cultural ocorre por meio da formação de um “homem novo”, e depende da revolução cultural que se dá com as transformações econômicas; e, finalmente, a libertação do pecado representa a plenitude do Reino de Deus. A redescoberta da dimensão política da fé é outro aspecto fundamental da Teologia da Libertação. A teologia latino americana incorpora as ciências sociais à reflexão teológica, visando uma abordagem mais pragmática e embasada para a transformação social. Essa aliança entre fé e ciência reflete-se em uma ética cristã de libertação que politiza a ética e historiciza os valores, vinculando-os ao projeto utópico e histórico da classe trabalhadora. Em vez de uma ética idealista, propõe-se uma ética comprometida com a transformação das condições materiais da sociedade, orientada pelos valores cristãos de justiça e igualdade. Assim, a Teologia da Libertação não apenas critica as teologias conservadoras e idealistas, mas também apresenta uma alternativa que articula fé e ação revolucionária, oferecendo uma visão de fé que responde diretamente aos desafios e às esperanças do povo latino americano.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
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