O ERUDITO E O POPULAR NA ARTE EM RANCIÈRE: SINTOMA DO REGIME REPRESENTATIVO
Resumo
Um consenso foi estabelecido no mundo da arte ocidental: há uma distinção entre arte popular
e arte erudita. Essa partilha expressa-se por meio de uma hierarquia que define os regimes – o modo de
fazer, de ver e de pensar – nos quais objetos são considerados como artísticos e até mesmo quem é ou
não considerado artista. O olhar curioso não possui dificuldade alguma em perceber essa clivagem. É
por meio da teoria dos “regimes de identificação da arte”, isto é, de relações específicas entre as formas
de ver, dizer e pensar a obra de arte, expostas em textos como A Partilha do Sensível e O destino das
imagens etc, que o filósofo Jacques Rancière nos explica que a partilha que divide a produção artística
popular e a produção artística erudita é a mesma que apela à representação como fundamento para
colocar cada pensamento, sensação e ação em seu “devido lugar”.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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